Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
Uma nova modalidade de golpe tem lesado motoristas de todo o Brasil. Estelionatários estão enviando boletos de multas falsas pelo e-mail e pelos Correios para a casa de motoristas e condutores.
De acordo com o Detran-SP, a primeira coisa a que o motorista deve ficar atento é o tipo de correspondência ou e-mail que ele recebe, pois nenhum órgão de trânsito que registre uma infração de trânsito pode enviar diretamente o boleto para o pagamento da infração.
Em virtude de ter se tornado um golpe habitual, no qual muitos motoristas estão caindo e até pagando o falso boleto, os Detrans do Estado de São Paulo e de outros Estados estão emitindo alertas à população para esse golpe aplicado por meio de falsos boletos bancários. Você já ouviu falar dele? Sabe como funciona? E como identificar um falso boleto de multa?
Como Funciona o Golpe do Boleto Falso?
Inicialmente, é importante esclarecer que o golpe consiste em fotografar veículos que estão transitando em uma determinada via. De posse do número da placa, os criminosos produzem falsos boletos de pagamento de multas e enviam esses boletos ao proprietário do veículo, por e-mail ou Correios.
Esses boletos são enviados aos endereços ou aos e-mails dos proprietários de veículos que, ao não realizar a pesquisa no site do Detran ou do órgão autuador, acabam acreditando que realmente cometeram algum tipo de infração de trânsito.
Como Identificar um Boleto Falso?
E você, ao receber o boleto para o pagamento de multa, tem o costume de conferir no site oficial do Detran e dos demais órgãos, a veracidade do documento? A recomendação aos motoristas é que consultem o portal do Detran do seu estado para verificar, por meio do número da placa e Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), se há de fato algum registro de infração de trânsito.
Caso o boleto indique outro órgão autuador – como as prefeituras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – é importante fazer pesquisas também nos sites desses departamentos. Os débitos de veículos também podem ser pesquisados no site da Secretaria Estadual da Fazenda.
Quais São os Sinais de um Boleto Falso?
O órgão nunca envia a notificação de penalidade de imediato. Primeiro, é enviada uma Notificação de Autuação com campo para indicação de condutor e prazo para defesa.
Multas de trânsito nunca são enviadas por e-mail ou aplicativos como WhatsApp.
No cabeçalho da multa falsa pode constar o Sistema de Controle de Multas (SISCOM), sistema que não existe.
Quais Medidas Tomar para Não Cair no Golpe?
Para que você não caia nesse golpe e saia no prejuízo, seguem algumas dicas adicionais:
Sempre verifique a autenticidade da multa no site do Detran ou do órgão autuador.
Não confie em boletos e notificações recebidas por e-mail, especialmente se vierem por aplicativos de mensagem.
Utilize aplicativos oficiais dos órgãos de trânsito para checkar suas infrações e situação da CNH.
Nunca foi Vítima do Golpe? Aqui Está o que Fazer!
Todo órgão autuador, seja ele Detran, Prefeitura, DER ou PRF, ao autuar o motorista por uma infração de trânsito, deverá registrar essa infração em sua página na internet.
Atualmente, para facilitar a vida dos motoristas, existem aplicativos dos órgãos de trânsito para que o motorista faça a consulta sobre a situação de sua CNH, assim como de seu veículo. É importante que, assim que receba a notificação, mesmo que acredite ter cometido a infração, você consulte o site do órgão de trânsito que supostamente enviou a notificação para verificar sua autenticidade.
Como se Defender de uma Multa Aplicada?
Agora que você já sabe como funciona o esquema das multas falsas, fique sempre alerta! Caso você tenha recebido alguma multa ou aviso através de meios suspeitos, desconfie imediatamente.
Por fim, se não souber como pesquisar a autenticidade de sua multa ou deseja se defender da multa aplicada, procure sempre um profissional especializado em trânsito para te auxiliar! Evite transtornos e prejuízos e sempre dirija com segurança, evitando acidentes e penalidades.
O post O falso boleto de multas está assustando motoristas de todo Brasil! apareceu primeiro em Monitor do Mercado.