O filme de mais de R$ 912 milhões surpreendeu a todos os brasileiros com isso

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

A maioria das adaptações de jogos não alcançava grandes êxitos nas bilheterias. Um exemplo claro desse fenômeno é Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016), que teve um destino peculiar ao ser extremamente bem-sucedido na China, mas não em outras partes do mundo.

Em 2006, a Blizzard, em parceria com a Legendary Pictures, já havia anunciado um filme baseado em seu renomado jogo. Nomes de grande peso no cinema estavam envolvidos no projeto, refletindo uma grande ambição por trás da adaptação. Inicialmente, Steven Spielberg foi abordado para dirigir o filme com um roteiro de Robert Rodat, de O Resgate do Soldado Ryan. Entretanto, acabou sendo Sam Raimi, e depois Duncan Jones, quem assumiu a direção.

Por que Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos fracassou fora da China?

Com um orçamento robusto de US$ 160 milhões (cerca de R$ 912 milhões hoje) e um elenco estrelado, incluindo Travis Fimmel de Vikings, Ben Foster, Paula Patton, Dominic Cooper e Toby Kebbell, as expectativas para o filme eram altas. No entanto, seu lançamento nos Estados Unidos foi decepcionante: arrecadou apenas US$ 24 milhões no primeiro final de semana e menos de US$ 50 milhões ao fim de sua exibição completa.

A expectativa era de que o filme alcançasse cerca de US$ 400 milhões em arrecadação global. A grande questão é: por que isso não aconteceu? Diversos fatores podem ter contribuído para isso, como uma possível desconexão com o público ocidental ou a concorrência com outros lançamentos de peso na época.

Qual foi o segredo do sucesso de Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos na China?

Enquanto o filme falhou em muitos mercados ocidentais, na China, Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos encontrou um público ansioso. No primeiro dia de exibição, o filme igualou a receita total dos EUA, e após cinco dias, já havia alcançado US$ 156 milhões.

Em última análise, o filme arrecadou impressionantes US$ 221 milhões na China, totalizando US$ 439 milhões no mundo inteiro. Assim, tornou-se a adaptação de videogame mais lucrativa da história até o sucesso imenso de Super Mario Bros., com sua arrecadação de US$ 1.3 bilhões.

Quais fatores contribuíram para o sucesso de Warcraft na China?

Para tentar entender por que Warcraft foi tão bem aceito na China, alguns fatores podem ser considerados:

Popularidade do Jogo: A base de fãs de Warcraft é enorme na Ásia, incluindo milhões de jogadores na China.

Marketing Direcionado: As campanhas de divulgação foram massivas e bem adaptadas ao público chinês.

Cultura e Temática: Aspectos culturais e a narrativa épica do filme ressoavam melhor com o público chinês.

Adaptações de jogos: uma nova era?

Com o exemplo de Warcraft, a indústria de entretenimento percebeu que o mercado asiático, especialmente o chinês, pode ser um fator decisivo para o sucesso de filmes baseados em videogames. Super Mario Bros. reforçou ainda mais essa ideia, provando que, com a combinação certa de apelo global e direcionamento de marketing, as adaptações de jogos podem sim ser extremamente lucrativas e bem-sucedidas.

O post O filme de mais de R$ 912 milhões surpreendeu a todos os brasileiros com isso apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading