Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A economia dos Estados Unidos gerou 254 mil novas vagas de trabalho em setembro, segundo os dados do payroll, superando a projeção do mercado financeiro de 130,2 mil. Além disso, o relatório revisou para cima os números de meses anteriores, com agosto somando 159 mil novas vagas e junho, 144 mil.
Com isso, a taxa de desemprego caiu para 4,1%, abaixo dos 4,2% registrados em agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Departamento do Trabalho. O número também veio abaixo das expectativas do mercado, que esperava um recuo menos expressivo.
Payroll indica salários em alta
O salário médio por hora no setor privado subiu para US$ 35,36 em setembro, uma alta de 0,4% em relação ao mês anterior e de 4% na comparação anual. O mercado havia previsto um aumento de apenas 0,25% no valor pago por hora. Já a jornada de trabalho média recuou ligeiramente, passando de 34,3 horas em agosto para 34,2 horas em setembro.
O total de pessoas empregadas no país alcançou 161,864 milhões, um aumento de 430 mil em relação a agosto, enquanto o número de desempregados caiu para 6,834 milhões, com 281 mil pessoas a menos sem trabalho.
Setores que mais geraram empregos
No setor privado, foram criados 223 mil empregos em setembro, com destaque para o setor de serviços, que gerou 202 mil vagas. No setor industrial, foram abertos 21 mil postos de trabalho, puxados pela construção civil, que criou 25 mil vagas. As manufaturas, por outro lado, cortaram 7 mil postos.
Entre os serviços, o setor de saúde e assistência social foi o que mais se destacou, com a criação de 71,7 mil vagas, seguido pelo varejo, que abriu 15,6 mil novas posições. O setor público, por sua vez, abriu 31 mil postos de trabalho, após ter gerado 45 mil vagas em agosto.
O post Payroll: EUA criam quase o dobro das vagas esperadas para setembro apareceu primeiro em Monitor do Mercado.