Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
Os pedidos de seguro-desemprego nos EUA surpreenderam ao registrar uma alta significativa na semana encerrada em 5 de outubro, subindo em 33 mil transações e alcançando 258 mil pedidos. O número atual é o maior registrado em um ano, desde agosto de 2023.
O dado anterior foi revisado para 225 mil e a expectativa do mercado era de um aumento mais moderado, com previsão de 230 mil pedidos, segundo dados divulgados pelo Departamento de Trabalho dos EUA nesta quinta-feira (10).
Esse aumento nos pedidos pode sinalizar uma desaceleração no mercado de trabalho, fragilidade no emprego ou um enfraquecimento na economia.
Média móvel em destaque
Outro indicador importante, a média móvel de quatro semanas, que ajuda a suavizar variações sazonais, também apresentou alta. Houve um aumento de 6.750 remessas ante a média não revisada da semana anterior, que ficou em 224.250, chegando a 231 mil. A média móvel é considerada uma tarifa mais estável para o mercado de trabalho, pois não é tão suscetível a variações semanais abruptas.
Aumento no número de benefícios nos EUA
Além dos novos pedidos, o número total de pessoas que já receberam o seguro-desemprego, também chamado de benefício continuado, aumentou em 42 mil, alcançando 1.861 milhões na semana encerrada em 28 de setembro.
A média móvel de quatro semanas desse grupo subiu 4.500, totalizando o mesmo número de 1.861 milhões de pessoas. Entre as regiões onde aumentaram os pedidos, se destacam a Carolina do Norte, Flórida e no Estado de Washington.
Impacto do furacão Helene e dispensas da Boing
A passagem do furacão Helene pela Flórida e pelo sudeste dos EUA no final de setembro também é um fator que contribui fortemente para o aumento dos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos e pode continuar distorcendo os dados sobre o benefício nas próximas semanas, segundo a Reuters. Outro agravante foram as dispensas temporárias na Boeing, mediante a greve que durou quase quatro semanas.
*Com informações da agência de notícias CMA
O post Pedidos de seguro-desemprego nos EUA registram maior alta desde agosto de 2023 apareceu primeiro em Monitor do Mercado.