Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A Petrobras (PETR4) informou nesta segunda-feira (13) que mantém as negociações com a Unigel sobre o futuro das fábricas de fertilizantes nitrogenados localizadas no Nordeste. A estatal considera retomar a gestão de suas fábricas e contratar a Unigel para assumir a operação e manutenção das unidades fabris por cinco anos, conforme divulgado pelo Valor Econômico e Infomoney.
Esse movimento estaria alinhado ao plano de negócios da companhia para 2025-2029, que prevê a reintegração ao setor de fertilizantes para capturar valor na produção e comercialização de produtos nitrogenados.
Detalhes da negociação entre Petrobras e Unigel
O acordo, segundo a Reuters, teria sido proposto em um relatório final (sigiloso) elaborado por um grupo de trabalho (GT) da Petrobras, visando recuperar as operações das fábricas na Bahia e em Sergipe, arrendadas para a Unigel em 2019, por 10 anos, e paralisadas desde 2023.
A Unigel já teria concordado com o relatório proposto, restando então a aprovação da diretoria executiva da Petrobras, com expectativa de que as operações sejam retomadas ainda no primeiro semestre deste ano.
Atualmente, a petroleira busca atender uma série de requisitos para finalizar a negociação, sobretudo, busca uma solução definitiva, viável e rentável que atenda ao mercado nacional de fertilizantes.
No comunicado, a Petrobras também ressaltou que o acordo de confidencialidade firmado com a Unigel em outubro permanece em análise, demonstrando um avanço das discussões. No entanto, as discussões seguem acompanhadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Cenário estratégico para o segmento de fertilizantes
O plano da Petrobras reflete a crescente relevância do setor de fertilizantes para o Brasil, especialmente em meio às pressões por segurança alimentar global. A iniciativa também pode atrair interesse de parceiros estratégicos e investidores atentos às mudanças no setor.
A estatal destacou, ainda, que além das informações divulgadas, qualquer decisão sobre os contratos será comunicada oficialmente ao mercado, reforçando seu compromisso com a transparência.
O post Petrobras avalia retomar fábricas de fertilizantes arrendadas pela Unigel apareceu primeiro em Monitor do Mercado.