Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, atualizou nesta segunda-feira (1) sua Carteira Recomendada 10SIM (melhores 10 ações do mês), fazendo três alterações para novembro.
As ações incluídas foram: Localiza, Lojas Renner e Petrobras, substituindo Ambev, Porto e Rede D’Or. Dessa forma, a seleção deste mês tem as seguintes empresas:
Petrobras (PETR4);
Itaú Unibanco (ITUB4) — único com 15% de peso;
Vale (VALE3);
Eletrobras (ELET3);
Localiza (RENT3);
Equatorial (EQTL3);
Lojas Renner (LREN3);
Marcopolo (POMO4) — único com 5% de peso;
Cyrela (CYRE3).
Vivara (VIVA3).
Cenário macroeconômico
A alteração ocorre em um momento marcado pela incerteza quanto à aprovação de um pacote fiscal que possa equilibrar as contas públicas brasileiras.
O mercado mantém ceticismo em relação ao governo, mas analistas do banco avaliam que um forte pacote econômico pode impactar positivamente as taxas de longo prazo no Brasil, ajudando a diminuir o risco embutido nos ativos.
Nos Estados Unidos, os riscos eleitorais parecem precificados, enquanto, na China, medidas adicionais de estímulo fiscal podem ser anunciadas para impulsionar a recuperação econômica.
Petrobras retorna ao portfólio do BTG
Após dois meses fora, a Petrobras (PETR4) voltou a carteira recomendada do BTG. A projeção de resultados fracos no terceiro trimestre não impediu a reentrada da ação, motivada pela atratividade do próximo Plano Estratégico da companhia para os próximos cinco anos.
Espera-se que o investimento de capital (capex) tenha uma curva mais estável e menor a curto prazo, permitindo dividendos mais elevados para os acionistas.
Além disso, há possibilidade de dividendos extraordinários serem anunciados ainda este mês. O portfólio do BTG prevê maior geração de caixa e custos mais controlados, o que torna a Petrobras uma das opções mais seguras dentro do setor de Petróleo e Gás.
Localiza e Renner entram no portfólio
O banco também decidiu adicionar a Localiza e a Lojas Renner, substituindo Ambev e Porto Seguro. A Localiza, gigante do setor de aluguel de veículos, se mostra atrativa com expectativas de melhoria nas margens e depreciação mais baixa.
A ação é negociada a um preço sobre lucro (P/L) estimado em 13 vezes para 2025, um patamar abaixo da média histórica de 20 vezes. Segundo o BTG, a expectativa é que os resultados do terceiro trimestre reforcem o valor da ação, especialmente se a empresa entregar margens robustas.
Já a Lojas Renner, que já tem participação no portfólio ao lado de Vivara, reforça a exposição do BTG ao setor de varejo, totalizando 20% da carteira. A empresa investiu em um novo centro de distribuição que, segundo analistas, deve aumentar a lucratividade ao otimizar prazos de entrega e produtividade das lojas.
Desempenho da carteira do BTG Pactual
Em outubro, a Carteira 10SIM teve queda de 1,1%, superando o Ibovespa (-1,6%), principal índice da Bolsa brasileira, e do índice IBrX-50 (-1,5%). Desde o início de 2024, a queda é de 2,2%, em comparação com a baixa de 3,3% do Ibovespa e 1,7% do IBrX-50. A taxa CDI subiu 8,9% no período.
Desde a gestão iniciada por Carlos E. Sequeira em 2009, o portfólio registrou um ganho acumulado de 424,4%, superando a valorização do Ibovespa (110,9%) e do IBrX-50 (151,9%).
O post Petrobras, Renner e Localiza entram na carteira recomendada do BTG para novembro apareceu primeiro em Monitor do Mercado.