Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
Depois de um início de semana positivo, o Ibovespa voltou a recuar, perdendo o patamar dos 120 mil pontos e virando para queda no acumulado de 2025. O desempenho negativo é reflexo da cautela do mercado com o cenário internacional, que segue pressionado pelas declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Apesar do mau humor da Bolsa, o dólar ficou praticamente estável, fechando em R$ 6,11, após oscilar levemente durante o dia, refletindo em um mercado lentamente em relação ao cenário fiscal.
Se você quer saber tudo sobre as repercussões nos mercados e as perspectivas para a Bolsa brasileira neste início de ano, acompanhe agora o podcast Café do Mercado desta quinta-feira (9), uma produção do Monitor do Mercado, apresentado por Lucas Rocco, CEO da Wiser | BTG Pactual.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Podcasters. Ou ouça clicando abaixo:
Tensões no cenário externo com falas de Trump
No exterior, as declarações do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentaram as tensões. Ele criticou acordos imigratórios e comerciais com México e Canadá, e até mencionou o Canal do Panamá, elevando a incerteza global.
Segundo Rocco, “o aumento dessa volatilidade internacional agrava o receio de investidores, que já estão preocupados com as indefinições locais.”
Lá fora, as bolsas americanas operaram com sinais mistos nesta quarta-feira (8), e não vão abrir hoje, em homenagem ao ex-presidente Jimmy Carter. O mercado segue de olho na agenda econômica, esperando pelos números do relatório de emprego (Payroll), que será divulgado nesta sexta-feira (10).
Os dados preliminares sugerem um desaquecimento no mercado de trabalho dos Estados Unidos, o que aumentou a probabilidade de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros do Federal Reserve para 35%.
Agenda econômica e impacto no varejo
Hoje, os investidores locais aguardam a divulgação dos dados de vendas no varejo de novembro, que podem oferecer pistas sobre a saúde da economia brasileira. No exterior, os discursos de presidentes regionais do Fed são aguardados para avaliar o rumo da política monetária americana.
O petróleo recuou para US$ 73,40 o barril, após ter avançado ontem. “Essa queda é positiva no curto prazo, mas o mercado está atento às oscilações no preço da commodity, que podem impactar diretamente a inflação e o crescimento global”, analisou Lucas Rocco.
O post Podcast: Declarações de Trump elevam tensões e pressionam mercados apareceu primeiro em Monitor do Mercado.