Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
Entenda tudo o que vai movimentar o mercado financeiro e o mundo dos investimentos nesta quarta-feira (6), com o podcast Café do Mercado, uma produção do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Podcasters. Ou ouvir clicando abaixo:
A Bolsa de Valores brasileira (B3) encerrou o pregão desta terça-feira (5) em leve alta de 0,11%, aos 130.660,75 pontos, influenciada pela expectativa do mercado sobre o anúncio do pacote fiscal, em meio à antecipação da reunião entre ministros e o presidente Lula para discutir o corte de gastos públicos.
Vitória de Trump impacta mercado global
A reeleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos trouxe reações imediatas nos mercados globais. Com um cenário em que o Partido Republicano domina o Senado, a Câmara e a Suprema Corte, os investidores decidiram ajustar suas estratégias.
A formação de um governo com controle em diversas esferas do poder não ocorre desde a década de 1960, e isso gerou expectativas de mudanças profundas na política.
Dólar dispara
O dólar americano saltou para R$ 6, refletindo tanto o fortalecimento da economia americana quanto a incerteza no cenário doméstico, com o governo brasileiro adiando medidas de controle de gastos, o que enfraquece o real.
Criptomoedas, como o Bitcoin, também registraram alta. A expectativa de que Trump flexibilize as regras sobre criptomoedas impulsivas ao mercado.
Protecionismo e impacto na importação
Um dos pontos centrais do discurso de Trump é o aumento das tarifas de importação entre 10% e 20%. Isso coloca pressão nas empresas estrangeiras que vendem para os EUA, especialmente montadas alemãs, francesas, japonesas e chinesas. A tendência é que suas ações sofram correções diante da perspectiva de barreiras comerciais mais rígidas.
O post Podcast: Dólar e juros em alta com vitória de Trump nos Estados Unidos apareceu primeiro em Monitor do Mercado.