Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou hoje os dados do mercado de trabalho referentes ao mês de agosto, conhecidos como payroll. Foram criadas 142 mil vagas de emprego, número inferior à expectativa do mercado, que previa 160 mil novas vagas. O desemprego, por outro lado, registrou uma leve queda, passando de 4,3% em julho para 4,2% em agosto.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Podcasters. Ou ouvir clicando abaixo:
Impacto nas expectativas de corte de juros
Apesar do resultado abaixo do esperado, a opinião majoritária entre os economistas é de que isso não deve levar o Fed a realizar um corte agressivo nas taxas de juros na próxima reunião, marcada para o dia 18 de setembro. O mercado está dividido entre a expectativa de um corte de 0,25 pontos percentuais e 0,50 pontos percentuais.
A política monetária atual dos EUA é contracionista, focada em conter a inflação. Mesmo com sinais de desaceleração, como mostram os dados do PIB, da produção industrial e das vendas no varejo, a economia americana tem se mantido relativamente estável.
Bolsas globais reagem com fortes quedas
A divulgação dos dados do payroll teve um efeito imediato nos mercados financeiros. As principais bolsas dos Estados Unidos fecharam em forte baixa: o S&P 500 caiu 1,79%, o Dow Jones recuou 1,04%, e a Nasdaq, bolsa focada em tecnologia, despencou quase 3%, ficando abaixo dos 17 mil pontos.
Esse movimento de queda se refletiu também nos mercados internacionais. Na Europa, as bolsas seguiram o mesmo caminho de baixa, e no Brasil, o índice Ibovespa caiu 1,34%, encerrando a semana abaixo dos 134 mil pontos, com uma perda acumulada de 1,03%.
O post Podcast: Payroll frustra expectativas e pressiona bolsas globais apareceu primeiro em Monitor do Mercado.