Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
No último pregão da semana, os mercados ocidentais fecharam em alta, impulsionados pelas expectativas sobre a política monetária dos Estados Unidos, após o aguardado discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), em Jackson Hole. Powell sugeriu que a economia americana está pronta para um ajuste na política de juros, o que foi interpretado pelo mercado como um sinal de cortes à frente.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Google Podcasts; Anchor. Ou ouvir clicando abaixo:
Projeções veem mais cortes até o final do ano
Os investidores já revisaram suas projeções, agora estimando um corte de juros de até 1 ponto percentual até o final do ano. A expectativa é de que os cortes comecem em setembro e novembro, com uma redução de 0,25 ponto percentual em cada um desses meses, e um corte maior, de 0,50 ponto percentual, em dezembro.
Efeito nos mercados globais e no dólar
Essas indicações animaram os mercados. Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones e S&P 500 subiram 1,1%, enquanto o Nasdaq, focado em tecnologia, teve alta de 1,5%. O índice DXY, que mede a força do dólar frente a outras moedas fortes, recuou 0,8%, e o dólar perdeu 2% frente ao real, fechando a sessão a R$ 5,48.
Ibovespa acompanha alta
O Ibovespa também foi beneficiado pelo otimismo global, fechando em alta de 0,32%, aos 135.608 pontos. A expectativa é que o ciclo de afrouxamento monetário nos EUA atraia mais investimentos para mercados emergentes, como o Brasil, aliviando a pressão sobre o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. A queda nos juros americanos ajusta a relação entre retorno e risco dos títulos brasileiros, que vinham sofrendo com a concorrência dos altos juros nos EUA.
Reforma Tributária
Entretanto, o mercado interno ainda enfrenta desafios, como o impacto da reforma tributária. Um estudo divulgado pelo Ministério da Fazenda na sexta-feira apontou que o novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA) pode chegar a 27,97%, acima das previsões anteriores, o que gerou preocupação entre os investidores.
O post Podcast: Powell acena para cortes de juros; Bolsa avança 0,32% apareceu primeiro em Monitor do Mercado.