Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, seguiu o seu movimento positivo, fechando o dia em alta de 0,39%, alcançando os 123.300 pontos. É o maior patamar do índice neste ano.
O dólar registrou queda de 0,19%, encerrando o pregão a R$ 6,03. As intervenções do Banco Central têm ajudado a conter a valorização da moeda americana, beneficiando importadores e reduzindo a pressão inflacionária.
Se você quer saber tudo sobre as repercussões nos mercados e as perspectivas para a Bolsa brasileira nesse meio de semana, acompanhe agora o podcast Café do Mercado desta quarta-feira (22), uma produção do Monitor do Mercado, apresentado por Marcos de Vasconcellos, CEO do Monitor do Mercado.
O episódio de hoje já está no ar, nas principais plataformas de podcasts. Basta clicar na sua plataforma preferida para ouvir: Spotify; Deezer; Amazon Music; Podcasters. Ou ouça clicando abaixo:
Dow Jones sobe com apoio a combustíveis fósseis
O mandato de Donald Trump nos Estados Unidos começou a movimentar os mercados globais. Segundo Marcos de Vasconcellos, o discurso do presidente americano em favor da produção de carros movidos a combustíveis fósseis impulsionou o índice Dow Jones, que avançou 1,24% na terça-feira (21).
“O foco em empresas tradicionais agradou ao mercado, enquanto a Nasdaq, mais voltada a tecnologia, subiu 0,64%, e o S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas da bolsa americana, ganhou 0,88% no dia”, disse Vasconcellos.
Intervenções do governo preocupam investidores
Uma declaração do ministro da Casa Civil, Rui Costa, trouxe incertezas ao mercado. Ao comentar sobre a expectativa de uma boa safra agrícola, o ministro afirmou que o governo buscará intervir para baratear os preços dos alimentos.
“Esse tipo de fala, por ser ampla e pouco específica, gera apreensão entre investidores, que enxergam riscos em intervenções nos preços”, avaliou o CEO do Monitor do Mercado.
Commodities e mercados asiáticos
O petróleo iniciou a manhã desta quarta-feira (22) em alta de 0,59%, cotado a US$ 78 por barril. Na Ásia, os mercados fecharam com sinais mistos: a bolsa japonesa Nikkei avançou 1,58%, enquanto o índice Shanghai Composite, na China, recuou 0,89%.
O desempenho chinês preocupa o Brasil, já que a China é a principal compradora de commodities brasileiras, como carne, soja e minério de ferro. “Movimentos negativos no mercado chinês podem impactar diretamente nossas exportações”, explicou Vasconcellos.
O post Podcast: Recorde da Bolsa no ano e queda do dólar animam investidores apareceu primeiro em Monitor do Mercado.