Você tem o costume de guardar panelas com as sobras das refeições na geladeira? Apesar de prático, isso não é recomendado.
Entenda os motivos a seguir, segundo especialistas.
Faz mal?
Pode fazer. Há algumas razões pelas quais não é indicado armazenar os alimentos dentro da panela na geladeira, segundo Marli Brasioli, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (SP/MS). São eles:
- Falta de vedação. Como a tampa não fecha de maneira hermética, a panela não vai preservar adequadamente o alimento, podendo haver a contaminação por micro-organismos presentes no refrigerador.
- Grande quantidade de comida. Numa panela, fica mais difícil resfriar de uma vez todo conteúdo que está ali. Isso pode permitir a proliferação de micro-organismos e colocar em risco a segurança dos alimentos. O ideal é optar por potes menores.
- Contaminação da panela. Depois do preparo, o utensílio pode acabar contaminado, com o contato das pessoas se servindo, por exemplo. Prefira um recipiente limpo.
- Liberação de substâncias. Dependendo do tipo de alimento, do tempo de contato com a panela, da qualidade do utensílio e do seu estado de conservação, pode haver transferência de metais para a comida.
Sobre este último ponto, Tatiana Tribess, professora do curso de engenharia de alimentos no Instituto Mauá de Tecnologia, explica: “No caso das panelas de alumínio, cobre e ferro, pode ocorrer a liberação de metal, especialmente em alimentos ácidos. Em panelas com revestimento antiaderente, pode ocorrer a liberação de compostos tóxicos, caso o revestimento esteja danificado”.
Estraga a panela?
Alguns materiais podem sofrer desgaste se levados direto da geladeira ao fogão, de acordo com a professora Viviane Tavares de Moraes, líder do grupo de pesquisa de ciências e engenharia de materiais do Instituto Mauá de Tecnologia.
“Materiais como vidro, cerâmica e pedra são mais suscetíveis a choques térmicos devido à sua fragilidade e baixa condutividade térmica. Quando submetidos a variações bruscas de temperatura, podem acumular tensões internas que resultam em fratura”, afirma.
Já para as panelas de metal, essa transição do frio para o quente não é um problema, com exceção daquelas que têm revestimento antiaderente, destaca a professora.
“Esse revestimento é um polímero. A panela, geralmente, é feita de inox ou de alumínio. Se ela vai para a geladeira e depois para o fogo, o que acontece é que são materiais com dilatação térmica diferente. Então, pode descolar com mais facilidade o revestimento. Mas não quer dizer que vai acontecer. Isso é só ao longo de muito tempo.”
Danifica a geladeira?
Pode danificar, sim. Panelas de metal, como alumínio ou ferro, têm o potencial de riscar as prateleiras de vidro e superfícies plásticas do aparelho, resultando em danos estéticos e funcionais que podem comprometer a sua durabilidade, segundo a Electrolux, fabricante de geladeiras.
Além disso, o contato prolongado de certos materiais com a umidade interna pode causar corrosão ou manchas, impactando a aparência e a eficiência do refrigerador.
Há também a questão de guardar a panela ainda muito quente dentro da geladeira, o que pode afetar temporariamente o desempenho do eletrodoméstico.
Ao colocar um item quente no refrigerador, a temperatura interna aumenta, exigindo mais esforço do motor para restabelecer a temperatura ideal. Isso pode sobrecarregar o sistema, especialmente em modelos mais antigos, o que pode aumentar o consumo de energia.
Qual é o jeito certo de guardar a comida na geladeira?
A recomendação é armazenar os alimentos em recipientes de vidro ou de plástico livre de BPA (bisfenol), com tampas herméticas. Após finalizar o preparo, não demore muito para levar a comida ao refrigerador. Espere esfriar só um pouco, não totalmente. Quando o vapor parar de sair, é a hora de guardar o pote na geladeira.
Deixe os recipientes nas prateleiras superiores do aparelho. Dependendo do tipo de alimento, ele pode ficar até três dias na geladeira, segundo a nutricionista Marli Brasioli.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Publicitário e Jornalista.