Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A última semana do ano de 2024 será marcada por mudanças climáticas significativas em diversas regiões do Brasil. Com a formação de uma frente fria devido a uma área de baixa pressão atmosférica em alto-mar, o centro-sul do país experimentará um aumento significativo de precipitações. Essa transformação climática começará a partir de domingo, 29 de dezembro, com previsões indicando chuvas intensas e temperaturas mais amenas em várias áreas, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.
A frente fria deve atingir áreas do leste da Região Sul, incluindo Santa Catarina e o norte e leste do Paraná. As previsões climáticas indicam também que altas precipitações afetarão o Sudeste, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, e sul e oeste de Minas Gerais. No Centro-Oeste, junto às regiões do Amazonas e Rondônia, há riscos significativos de eventos extremos como alagamentos e deslizamentos de terra.
Quais regiões serão mais impactadas pela frente fria?
A concentração de chuvas mais intensas será observada principalmente em áreas urbanas movimentadas como São Paulo e Rio de Janeiro. O fenômeno climático criará um canal de umidade que se estenderá até Belo Horizonte, mantendo as temperaturas ligeiramente mais frescas do que o usual para esta época do ano. No entanto, em Vitória, não há previsão de chuvas significativas, o que permitirá uma véspera de Ano Novo mais seca.
Na Região Sul, as condições estarão úmidas, especialmente na faixa leste que compreende cidades como Florianópolis e Curitiba. Apesar da expectativa de garoas, a maior intensidade de precipitações estará no norte do Paraná. Porto Alegre, por sua vez, prevê um clima estável durante o réveillon, sem chuvas.
Como está a previsão para o Centro-Oeste e o Norte do Brasil?
Para o Centro-Oeste, a expectativa é de céu predominantemente nublado no dia 31 de dezembro, com a sensação de abafamento permanecendo. Após a meia-noite, há possibilidade de chuvas ligeiras em Goiás, no Distrito Federal e regiões de Mato Grosso, enquanto Mato Grosso do Sul deve manter-se sem precipitações.
No Norte do Brasil, Belém é um dos locais com maior chance de ocorrerem chuvas na virada do ano. Estrondos de precipitações isoladas e de intensidade moderada podem ocorrer em Manaus, Porto Velho e Rio Branco. Cidades como Palmas e Macapá terão um tempo mais instável, mas apenas com chuvas leves. Em Boa Vista, o clima deverá seguir firme durante o Ano-Novo.
O que esperar para o Nordeste Brasileiro?
No Nordeste, as expectativas climáticas são bastante distintas comparadas ao resto do país. Durante a transição para 2025, as capitais devem enfrentar clima seco e sensações térmicas elevadas sem nenhuma previsão de chuva. Essa condição torna a região favorável para atividades ao ar livre na virada do ano.
O cenário diverso do clima de fim de ano no Brasil exige atenção devido aos riscos climáticos associados, especialmente em áreas onde eventos climáticos extremos são prováveis. Os habitantes e turistas dessas regiões devem ficar cientes das previsões locais para planejar adequadamente suas comemorações de Ano Novo.
O post Previsão do tempo prevê frente fria e pancadas fortes na última semana do ano apareceu primeiro em Monitor do Mercado.