Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A produção industrial da zona do euro registrou um aumento de 1,8% em agosto na comparação com o mês anterior, que teve uma queda de 0,5%, em linha com a projeção dos analistas para o período, segundo dados divulgados pela agência de estatísticas europeia, a Eurostat.
Na comparação anual, a produção industrial cresceu 0,1% em relação a agosto de 2023, superando a expectativa de queda de 1%.
Recuperação da União Europeia
Para o grupo dos 27 países que compõem a União Europeia (UE), a produção industrial subiu 1,3% em agosto na comparação com julho e registrou um avanço de 0,2% na comparação anual. Esses números indicam uma recuperação no ritmo da atividade industrial após o fraco desempenho em julho.
Desempenho por setor na zona do euro
Bens de capital: teve a maior alta registrada entre os setores analisados, com crescimento de 3,7% no mês. Os bens de capital são aqueles utilizados para produzir outros bens, como máquinas e equipamentos, e são um indicador da saúde do setor industrial.
Bens intermediários: setor que inclui produtos usados no processo de fabricação de outros produtos, teve queda de 0,3% no período.
Bens de consumo duráveis: setor que abrange produtos com longa vida útil, como eletrodomésticos, registrou um aumento de 1,7%
Bens de consumo não duráveis: setor que abrange alimentos e roupas, teve alta de 0,2%.
Energia: também apresentou um leve avanço de 0,4%.
Crescimento por região
A produção registrou maiores altas na Irlanda, que cresceu 4,5%; na Lituânia, onde teve alta de 3,3%, assim como na Alemanha, a maior economia da zona do euro, que também teve um crescimento de 3,3%; além de Malta, onde a produção avançou 2,7%.
Na França houve um aumento de 1,4% na produção e na Itália, de 0,1%. A produção caiu na Espanha, que teve baixa de 0,4%.
Entre as regiões onde a produção mais diminuiu, se destacam Luxemburgo, com perda de 9,2%; a Croácia, com queda de 4,6% e a Dinamarca, onde recuou 4,5%.
*Com informações da agência de notícias CMA
O post Produção industrial da zona do euro sobe 1,8% em agosto apareceu primeiro em Monitor do Mercado.