Projeção do PIB para 2024 sobe; setor de serviços é destaque

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

O Banco Central (BC) elevou, nesta quinta-feira (19), a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,2% para 3,5% em 2024. As projeções foram divulgadas na edição de dezembro do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

O aumento na projeção para 2024 foi impulsionado por surpresas positivas nos resultados do terceiro trimestre e indicadores do quarto trimestre disponíveis até o fechamento do relatório. Além disso, revisões nas séries históricas das Contas Nacionais Trimestrais (CNT) contribuíram para ajustes em alguns componentes do PIB.

Sob a ótica da oferta, a elevação na estimativa para 2024 reflete o desempenho do setor de serviços, cuja previsão de crescimento passou de 3,2% para 3,8%. No entanto, houve redução nas projeções para a agropecuária, de 1,6% para 2%, e para a indústria, de 3,5% para 3,3%.

Impacto na demanda interna

Do lado da demanda, o consumo das famílias, um dos principais componentes do PIB, teve sua projeção ajustada de 4,5% para 5,3%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede os investimentos na economia, também foi revisada para cima, de 5,5% para 7,3%.

Por outro lado, o consumo do governo teve sua projeção reduzida de 2,7% para 1,9%. Já as exportações e importações sofreram ajustes menores, com a primeira passando de 3,2% para 3% e a segunda subindo de 11,3% para 13,7%.

Perspectivas para 2025

Para 2025, o BC ajustou levemente a projeção de crescimento do PIB, de 2% para 2,1%. A revisão foi impulsionada por um desempenho mais forte na agropecuária, além do chamado “carregamento estatístico” de 2024 para o ano seguinte.

No entanto, a expectativa de um cenário fiscal mais restritivo, o efeito de uma política monetária mais apertada e a redução da ociosidade na economia devem limitar o crescimento no próximo ano.

*Com informações do Grupo CMA

O post Projeção do PIB para 2024 sobe; setor de serviços é destaque apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading