Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
Um contrato 13 vezes mais lucrativo do que o atual, um cargo importante para o futuro e a liberdade para retornar ao futebol europeu antes dos 30 anos. Esta é a proposta tentadora que o Fundo Público de Investimentos (PIF) da Arábia Saudita colocou na mesa para atrair o atacante brasileiro Vinicius Junior para o Al-Ahli a partir da próxima temporada.
Vini Jr. e sua equipe estão avaliando cuidadosamente todos os aspectos, tanto favoráveis quanto adversos, de uma possível saída do Real Madrid aos 24 anos. Enquanto isso, o clube saudita ainda não oficializou a oferta, que até agora foi feita apenas verbalmente.
Oferta Sultânica para Vini Jr.
O principal motivo que torna a proposta atraente é o financeiro. Pessoas próximas a Vinicius tratam a oferta de 1 bilhão de euros por cinco anos de contrato como algo que poderia resolver a vida de várias gerações de familiares do jogador. Vini Jr. também considera o impacto que essa quantia teria no seu instituto.
Qual o futuro de Vini Jr. no Real Madrid?
O Real Madrid se mantém firme e afirma que só libera o jogador pelo valor da multa rescisória de 1 bilhão de euros (aproximadamente 6 bilhões de reais). Do lado de Vini Jr., paira uma enorme dúvida sobre o que fazer do futuro. Aqui estão os detalhes da oferta saudita que fazem o jogador pensar com cautela:
€ 1 bilhão (R$ 6 bilhões) por cinco anos de contrato em salários e bônus
Liberdade para decidir seu destino em 2029
Função como embaixador da Copa do Mundo de 2034 e da liga saudita
Possibilidade de exercer algum cargo local após a aposentadoria
Comparação de Valores e Benefícios
Atualmente, Vini Jr. tem contrato com o Real Madrid até junho de 2027, com um aumento progressivo de salário a cada ano. A projeção para 2024 é de 13 milhões de euros, chegando a um total de 45 milhões de euros até o final do vínculo. Caso aceite a proposta do Al-Ahli, o montante recebido no mesmo período seria de 600 milhões de euros, totalizando mais de 1 bilhão de euros até 2029.
Que liberdade Vini Jr. teria na Arábia Saudita?
Além de jogar por cinco anos, o governo saudita quer Vini Jr. como embaixador da Copa do Mundo de 2034, um cargo que não inviabilizaria uma saída da liga local a partir de 2029. O acordo também deixa espaço para que o brasileiro possa voltar ao futebol europeu ou explorar outras opções de carreira.
O plano dos sauditas também inclui uma participação ativa de Vini Jr. no desenvolvimento do futebol local a longo prazo, com a possibilidade de atuar na função de sua escolha após a aposentadoria.
Repercussão no Real Madrid e no Mundo do Futebol
A reação inicial do Real Madrid é previsivelmente dura, mas os árabes acreditam que existe margem para negociação e estão dispostos a fazer um investimento significativo. Eles usam como referência a transferência de Neymar do Barcelona para o PSG por 222 milhões de euros, a maior venda da história do futebol até hoje, e estão preparados para investir um valor substancialmente maior.
A maior premiação individual do futebol, a Bola de Ouro, é também um fator crucial na decisão de Vini Jr. Nenhum jogador fora da Europa ganhou o prêmio até agora, o que torna a questão ainda mais complexa.
Outros fatores
O Al-Ahli já conta com vários jogadores brasileiros e estrelas internacionais em seu elenco, como Roberto Firmino, Ibañez, Mahrez e Mendy. Com Neymar no Al-Hilal, Benzema no Al–Ittihad e Cristiano Ronaldo no Al–Nassr, Vini seria a peça final no corredor de estrelas pertencentes ao Fundo de Investimentos da Arábia Saudita.
Vinicius Junior, contratado pelo Real Madrid em 2018, já disputou 264 jogos, marcou 84 gols e fez 59 assistências pelo clube espanhol. Ele acumula todos os títulos possíveis, incluindo duas Champions League, três La Liga e uma Copa do Rei, além de várias outras conquistas.
Com a janela de transferências da Arábia Saudita se encerrando em 6 de outubro, e as conversas em andamento, o futuro de Vini Jr. permanece incerto. A única certeza é que, seja qual for a decisão, ela terá um enorme impacto no mundo do futebol.
O post Proposta saudita para Vini Jr. é 13 vezes maior que a do Real apareceu primeiro em Monitor do Mercado.