Quais os motivos que tornam essa cidade um perigo para seus moradores?

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

Um novo ranking das melhores cidades do Paraná trouxe à tona uma realidade preocupante para os moradores de Almirante Tamandaré. A cidade, localizada na Região Metropolitana de Curitiba, ficou na última posição entre os municípios com mais de 50 mil habitantes, obtendo apenas 4,6 pontos de um total de 10.

O levantamento, que analisou 21 indicadores em 10 categorias diferentes, revelou um cenário desafiador para a cidade. Enquanto Miraselva liderou o ranking geral com 7,35 pontos e Maringá se destacou entre as cidades com mais de 50 mil habitantes com 7,18 pontos, Almirante Tamandaré ficou significativamente abaixo da média.

Almirante Tamandaré e os Indicadores de Segurança

A segurança pública foi o principal fator a contribuir para a baixa pontuação de Almirante Tamandaré. A cidade registrou uma taxa de homicídios de 37,7 por 100 mil habitantes em 2022, baseado em dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Esta não é uma surpresa; em edições anteriores do Atlas da Violência, Almirante Tamandaré já figurava entre as cidades mais violentas do Brasil.

Por que a Cidade Registra Altas Taxas de Homicídio?

Em 2018, a cidade registrou uma taxa de 88,5 homicídios e mortes violentas com causa indeterminada por 100 mil habitantes. Naquele ano, a administração municipal classificou os resultados como “irreais”. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) também fez ressalvas sobre a forma de cálculo do índice pelo Ipea, incluindo no cálculo mortes no trânsito.

Medidas para Redução de Crimes em Almirante Tamandaré

Em 2023, a situação na cidade não melhorou, com uma taxa de 44,2 mortes violentas intencionais. O prefeito Gerson Colodel, reeleito pelo MDB em 2021, afirmou que diversas ações reduziram os índices de criminalidade no município de 2017 a 2020 em 65%. A reportagem tentou entrevistas com representantes da administração municipal sobre o ranking, mas não obteve resposta.

Monitoramento constante das áreas de maior risco

Incremento de patrulhas e bases comunitárias

Campanhas de conscientização para a população

Dados de Homicídios Ocultos e Mortes Violentas

A edição mais recente do Atlas da Violência do Ipea recorre ao conceito de “homicídios estimados” para calcular os índices de crimes violentos. Este conceito inclui homicídios registrados oficialmente e homicídios ocultos, que são cadastrados como mortes violentas com causa indeterminada (MVCIs).

Os pesquisadores contabilizam homicídios ocultos, compostos por mortes cuja causa não foi estabelecida corretamente. Este cálculo utiliza algoritmos de machine learning para classificar as características das mortes registradas no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

O que Não Medem os Índices?

Embora o levantamento inclua muitos dados sobre os municípios brasileiros, alguns tipos de informações ficam de fora. Por exemplo, não há comparação única entre crimes como furtos e tráfico de drogas. Além disso, fatores intangíveis não podem ser medidos. Embora a taxa de homicídios de São Paulo seja baixa, a cidade não é necessariamente mais segura do que outras com índices diferentes.

Além disso, critérios como a qualidade de vida que abrange belezas naturais e clima, como no caso de Florianópolis e Cuiabá, não são incluídos no levantamento. Tampouco existe um levantamento completo dos índices de arborização das cidades, restringindo a análise a grandes cidades.

Portanto, Almirante Tamandaré enfrenta desafios significativos em diversos indicadores, sobretudo na segurança pública. A cidade precisa de estratégias robustas e eficazes para transformar essa realidade e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.

O post Quais os motivos que tornam essa cidade um perigo para seus moradores? apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading