Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
Neste ano, golpistas têm intensificado o envio de SMS e mensagens de WhatsApp falsas prometendo a restituição do Imposto de Renda. O Governo Federal já está ciente do problema e emitiu avisos para que ninguém caia nesse tipo de fraude. Mas como podemos nos proteger e reconhecer essas táticas?
Os golpistas enviam mensagens que parecem ser enviadas por órgãos oficiais, redirecionando os contribuintes para sites fraudulentos. Esses sites imitam o layout do Gov.br, induzindo os usuários a fornecer informações sensíveis.
Como Detectar Mensagens Falsas sobre Restituição?
Lucas Karam, professor de Direito Digital da Escola Brasileira de Pós-Graduação (EPBOS), afirma que esses golpes têm se tornado populares devido à sua eficiência na obtenção de dados pessoas. “Os criminosos criam páginas que simulam com perfeição as oficiais, enganando muitos usuários descuidados”, alerta Karam.
Ele recomenda que os usuários sempre confiram diretamente nos sites oficiais de instituições para verificar a autenticidade das informações. “A precaução e a consulta em canais oficiais são essenciais para não ser vítima desses golpes”, conclui o especialista.
Como Evitar Cair nesses Golpes?
A Secretaria de Governo Digital (SGD), responsável pelo site GOV.BR, aconselha os cidadãos a utilizarem apenas o site ou aplicativo oficial GOV.BR para acessar serviços do Governo. Além disso, a SGD destaca que não realiza atendimentos via WhatsApp ou chatbot, apenas pelo site oficial gov.br/chat.
Desconfie sempre de links enviados por mensagens, especialmente se diferirem do site oficial;
Confirme diretamente na instituição mencionada antes de clicar em qualquer link;
Jamais forneça senhas ou dados pessoais por meio de ligações, SMS ou conversas no WhatsApp;
Denuncie mensagens suspeitas pelo canal Fala.br.
Consulta à Restituição do IRPF 2024: Como Fazer?
A Receita Federal disponibilizou a consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2024. A partir das 10 horas desta sexta-feira (21), os contribuintes poderão verificar se têm valores a receber. Os créditos bancários serão liberados no dia 28 de junho para mais de 5,7 milhões de pessoas.
Para realizar a consulta, siga os seguintes passos:
Acesse o site da Receita Federal;
Entre na seção “Meu Imposto de Renda” e clique em “Consultar Restituição”;
Informe seu CPF, data de nascimento e ano de exercício (2024), depois clique em “Consultar”.
Importante: Não é necessário realizar login na conta Gov.br. O valor será depositado automaticamente na conta bancária indicada na Declaração do IR, seja de forma direta ou via chave PIX.
O que Fazer se o Crédito Não For Realizado?
Se o crédito não for realizado, por exemplo, se a conta indicada estiver desativada, o valor da restituição ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Para reagendar o crédito, utilize o Portal BB ou entre em contato com a central de relacionamento do banco.
Datas de Pagamento da Restituição do IRPF 2024
1º lote: 31/05/2024 – Grupos prioritários;
2º lote: 28/06/2024 – Grupos prioritários;
3º lote: 31/07/2024 – Demais contribuintes;
4º lote: 30/08/2024 – Demais contribuintes;
5º lote: 30/09/2024 – Demais contribuintes.
Mantenha-se alerta e siga essas orientações para garantir a segurança de seus dados e evitar ser vítima desses golpes.
O post Receita Federal dispara alerta: Novo ato pode te deixar no prejuízo apareceu primeiro em Monitor do Mercado.