Suzano corta produção de celulose motivada por momento complexo no setor

Via Últimas notícias – Monitor do Mercado

A Suzano (SUZB3), maior produtora de celulose do Brasil, anunciou nesta quinta-feira (3) que reduzirá seu volume de produção de celulose de mercado em 2024 em cerca de 4% em relação à sua capacidade produtiva nominal, excluindo a operação da Unidade Cerrado, localizada em Ribas do Rio Pardo (MS).

Apesar da queda, a companhia garantiu que essa redução não afetará o atendimento de clientes já contratados nem impactará a relação com fornecedores.

Motivos para a redução da produção

Segundo a companhia, a decisão de reduzir a produção foi motivada pelas condições desafiadoras no mercado global de celulose, uma vez que o atual cenário não oferece o retorno financeiro adequado para manter a produção em sua capacidade total.

No momento, a demanda e os preços no mercado de celulose estão abaixo do ideal, tornando necessária a reavaliação do volume de produção.

Unidade de Ribas do Rio Pardo permanece nos planos

Mesmo com a redução na produção global, a Suzano destacou que a operação da Unidade Ribas do Rio Pardo, anteriormente denominada Projeto Cerrado, segue conforme o planejado.

A previsão para 2024 é que a unidade produza cerca de 900 mil toneladas de celulose, em linha com as expectativas divulgadas anteriormente pela companhia.

Segundo o BTG Pactual a decisão da empresa configura uma medida para disciplinar o setor e otimizar seu ROIC (retorno sobre o capital investido) geral, reduzindo a capacidade antieconômica. A instituição também analisa o corte como uma medida positiva, com uma representação de cerca de 1% do mercado global de celulose.

O banco faz recomendação de compra para as ações da Suzano(SUZB3), com preço-alvo de R$ 81 (potencial de alta de 47,68%) sendo negociadas perto dos níveis mínimos históricos de múltiplos de 5x EV/Ebitda (valor da firma sobre resultado operacional) 2025 (vs. aproximadamente 7x justo).

O BTG prevê que o corte de produção deva resultar em um impacto financeiro mínimo, considerando um Ebitda/t muito baixo atualmente. “Com os preços de celulose hardwood (HW) na China sendo negociados perto de US$ 570/t, argumentamos que vários produtores marginais de custo mais alto provavelmente já estão submersos (EBITDA negativo).”

*Com informações da agência de notícias CMA
Imagem: Divulgação

O post Suzano corta produção de celulose motivada por momento complexo no setor apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Descubra mais sobre Leia Tudo!

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading