Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
A Comissão da União Europeia divulgou um novo plano para impulsionar a competitividade global do bloco, focando em setores estratégicos como inteligência artificial (IA), biotecnologia e energia.
O “Competitive Compass“, documento que orienta as ações dos próximos dois anos, propõe a redução de burocracias e custos energéticos, além de estimular indústrias tradicionais, como aço e automóveis.
VEJA TAMBÉM: Conheça as tendências para o mercado de commodities em 2025. Não perca a live com dois grandes analistas do mercado.
União Europeia investe em descarbonização e corte de custos
No dia 26 de fevereiro, a União Europeia lançará o Clean Industrial Deal, um plano de longo prazo para descarbonizar indústrias intensivas em energia e ampliar a produção de tecnologia limpa.
No mesmo dia, serão apresentadas propostas para reduzir exigências regulatórias para empresas, incluindo normas de relatórios de sustentabilidade e regras de diligência devida.
O objetivo é diminuir a carga burocrática em pelo menos 25% e gerar uma economia de 37,5 bilhões de euros para empresas ao longo de cinco anos. A iniciativa também busca facilitar o acesso de empresas inovadoras ao mercado e ao financiamento.
Prioridade para empresas europeias
O plano propõe priorizar empresas europeias em licitações públicas e fortalecer a coordenação entre os países-membros em infraestrutura energética e digital.
Entre as medidas sugeridas está a criação de um mercado europeu unificado para o setor de defesa e a realização de compras conjuntas de matérias-primas críticas.
NÃO PERCA: No próximo dia 5 de fevereiro, Bo Williams e Guto Gioielli vão explorar o mundo do investimento em commodities.Cadastre-se agora para ter acesso à live exclusiva do Monitor do Mercado!
Desafios políticos e concorrência global
O plano enfrenta desafios políticos e empresariais. A França propôs suspender a diretiva europeia de diligência corporativa e adiar as novas regras de relatórios de sustentabilidade por dois anos.
Além disso, a União Europeia precisará lidar com o novo governo dos EUA, liderado por Donald Trump, que promete reduzir regulações para empresas, o que pode aumentar a pressão sobre a competitividade europeia.
No setor automotivo, a Comissão Europeia realizará nesta quinta-feira (30) um diálogo estratégico sobre possíveis flexibilizações nas metas de emissões de CO2 para 2025. O objetivo é equilibrar a necessidade de manter a indústria competitiva sem comprometer os compromissos ambientais do bloco.
*Com informações da agência de notícias CMA
O post União Europeia lança plano para impulsionar IA, energia e biotecnologia apareceu primeiro em Monitor do Mercado.