SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Faltando dois dias para o início do Carnaval, o litoral de São Paulo tem 45 praias impróprias para banho. Os dados são do relatório semanal da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), atualizado nesta quinta-feira (27).
Das 45 praias impróprias para banho, nove estão no litoral norte e 36 na Baixada Santista. O número atual é menor do que o divulgado na semana passada, quando o boletim da Cetesb indicava 43 praias com bandeira vermelha.
Itanhaém é a cidade que tem mais praias sem condições de banho: são 11. Seis praias de Mongaguá também estão com bandeira vermelha. Em Praia Grande, a Cetesb identificou cinco praias impróprias. (veja lista completa abaixo).
A companhia orientou os banhistas a evitarem contato com a água do mar em praias classificadas como impróprias. Segundo o órgão, a exposição pode representar riscos à saúde. As condições de balneabilidade são atualizadas semanalmente e os resultados completos estão disponíveis no site oficial da companhia.
VEJA LISTA DAS PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO:
Bertioga
São Lourenço (próximo ao Morro)
Enseada (Vista Linda)
Enseada (Col. Sesc)
Enseada (Vista Linda
Enseada (Indaiá)
Ubatuba
Rio Itamambuca
Itaguá (dois pontos)
Perequê-Mirim
Caraguatatuba
Prainha
Ilhabela
Itaquanduba
Guarujá
Perequê
Enseada (Rua Chile)
Itanhaém
Balneário Jardim Regina
Centro
Balneário Gaivota
Suarão
Suarão AFPESP
Praia dos Pescadores
Sonho
Jardim Cibratel
Jardim São Fernando
Parque Balneário
Campos Elíseos
Mongaguá
Central
Vera Cruz
Itaóca
Agenor de Campos
Flórida Mirim
Vila São Paulo
Peruíbe
Peruíbe (Icaraíba)
Peruíbe (Avenida São João)
Peruíbe (Balneário S.J. Batista)
Praia Grande
Aviação
Vila Mirim
Maracanã
Vila Tupi
Vila Caiçara
Santos
Boqueirão
José Menino (Rua Olavo Bilac)
São Sebastião
Arrastão
Pontal da Cruz
Una
São Vicente
Milionários
Gonzaguinha
QUANDO UMA PRAIA FICA IMPRÓPRIA?
As praias são classificadas em duas categorias principais: própria e imprópria. Desde janeiro de 2001, a classificação das praias em relação à balneabilidade segue os critérios da resolução n.º 274/00 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. A categoria “própria” agrupa três subcategorias: excelente, muito boa e satisfatória.
Critério estabelece que quando são identificadas mais de 100 colônias de bactérias, a cada 100 mililitros de água, a praia é considerada imprópria para banho. Além das altas concentrações de bactérias fecais, uma praia também pode ser classificada como imprópria em outras situações que desaconselham o contato direto com a água. Entre essas situações estão: a presença de óleo devido a derramamentos de petróleo, a ocorrência de maré vermelha, floração de algas potencialmente tóxicas ou surtos de doenças transmitidas pela água.