Por Tudo sobre Tempo | Canal Rural
Nesta sexta-feira (15), o Brasil celebra o feriado da Proclamação da República. De acordo com a análise da Climatempo, as condições vão ficar instáveis em boa parte do país durante o período do “feriadão”, que se estende para sábado e domingo.
Confira os detalhes da previsão do tempo para o feriado de 15 de novembro em todo o Brasil.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sul
O sol vai predominar na região durante o feriado. A temperatura fica um pouco baixa para esta época do ano, por causa da presença de ar frio de origem polar.
O tempo fica firme na Grande Porto Alegre. Já no leste do Paraná e no leste de Santa Catarina, incluindo a região das capitais Curitiba e Florianópolis, o dia será de muita nebulosidade, com o sol podendo aparecer de vez em quando. Há possibilidade de chuva fraca, principalmente no litoral paranaense.
Para o fim de semana, a previsão é de sol e tempo firme em quase toda o Sul. O leste do Paraná, o Vale do Itajaí e o litoral norte de Santa Catarina ainda terão bastante nebulosidade e pode ocorrer alguma chuva leve.
No domingo (17), com aproximação de uma nova frente fria, pancadas de chuva começam a ocorrer a partir da tarde na fronteira do Rio Grande do Sul com Uruguai.
Sudeste
As condições de chuva são altas durante o feriado prolongado. Na sexta-feira, o sol deve aparecer pela manhã em grande parte da região, sempre junto de algumas nuvens.
A temperatura sobe rapidamente e a tarde será com calor. Mas a nebulosidade vai aumentando ao longo do dia e as pancadas de chuva voltam a ocorrer à tarde e à noite em quase todas as áreas.
As chuvas mais fortes devem ocorrer em São Paulo e no centro-oeste e sul de Minas Gerais. Na região do Triângulo e no oeste mineiro, pode chover também na madrugada e pela manhã.
As capitais do Sudeste devem ter períodos de sol pela manhã e pancadas a partir da tarde. Há risco de chuva forte em São Paulo e entre moderada e forte no Rio e em Belo Horizonte, a partir da tarde. Para a região de Vitória, a previsão é de chuva com intensidade entre fraca e moderada.
No fim de semana, a previsão indica períodos com sol e muitas nuvens em grande parte do Sudeste. As pancadas de chuva devem voltar a ocorrer especialmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte no estado de São Paulo, no centro-oeste e no sul de Minas Gerais. A menor possibilidade de chuva durante o fim de semana será para o Espírito Santo, leste de Minas e norte do Rio de Janeiro.
No litoral, os maiores períodos com sol no fim de semana e a menor possibilidade de chuva se referem ao Espírito Santo, cidade do Rio, região dos lagos e norte fluminense. A área costeira de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro, incluindo a região de Angra e de Paraty, terão um fim de semana com muita nebulosidade e risco de chuva forte, embora o sol apareça de vez em quando.
Centro-Oeste
O feriado da República será marcado por muita instabilidade em praticamente todo a região. Na sexta, o sol aparece forte na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia.
Mato Grosso do Sul também terá bastante sol, mas há previsão de algumas pancadas de chuva nas áreas próximas a Goiás e a São Paulo. A região de Cuiabá e o sul de Mato Grosso terão sol e pancadas de chuva a partir da tarde.
Para as demais áreas da região Centro-Oeste, a previsão é de tempo instável, com muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora, que podem ser entre moderadas e fortes.
Durante o sábado (16), Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal continuam com pancadas de chuva frequentes, intercaladas com períodos de sol. Há risco de chuva de forte intensidade, inclusive em Goiânia, Brasília e Cuiabá.
Mato Grosso do Sul terá bastante sol, mas, a partir da tarde, as pancadas de chuva se espalham pelo centro, norte e leste do estado. Não deve chover nas áreas de fronteira com o Paraguai. Há possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde também em Campo Grande.
Durante o domingo, as áreas de instabilidade enfraquecem e o Centro-Oeste terá maiores períodos de sol. Porém, com o calor e a umidade do ar elevada, as pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde e à noite em todas as áreas da região, podendo ter até forte intensidade.
Nordeste
Quase toda a região vai enfrentar o feriadão com muito sol, calor e tempo seco. O sol vai predominar também no litoral, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte.
Na sexta-feira, pancadas de chuva com raios poderão ocorrer de forma isolada no sul do Maranhão e do Piauí, assim como no oeste e sudoeste da Bahia. Toda a faixa litorânea, a Zona da Mata e o Agreste, do sul da Bahia até a Paraíba podem ter pancadas de chuva, com fraca a moderada intensidade, e sempre com a presença do sol.
Durante o fim de semana do feriado, as altas temperaturas e o tempo seco prevalecem no interior da região. As condições para chuva diminuem no sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia.
Toda a faixa litorânea, a Zona da Mata e o Agreste, do sul da Bahia até a Paraíba, vão continuar tendo algumas pancadas de chuva intercaladas com períodos com o sol.
Norte
Quase todas as áreas da região terão períodos com sol e pancadas de chuva frequentes na sexta. O sol deve predominar no Amapá, no centro-norte do Pará e em Roraima. A região de Manaus e as áreas ao leste e norte do Amazonas só devem ter pancadas de chuva a partir da tarde.
Nas capitais, o risco de chuva forte é alto em Rio Branco, Porto Velho e Palmas. Pancadas passageiras a partir da tarde devem ocorrer em Manaus. Em Belém, Boa Vista e Macapá, o sol aparece forte e a possibilidade de chuva é baixa.
Durante o fim de semana, as pancadas de chuva continuam frequentes no centro-oeste e sul do Amazonas, no Acre, em Rondônia e no sul do Pará. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece forte na maior parte do dia. Pancadas de chuva podem acontecer no sul do Tocantins e, a partir da tarde, no norte e leste do Amazonas. A chance de chuva é baixa no centro-norte do Pará, no Amapá e em Roraima.
O post Veja previsão do tempo para o feriadão da República; vem frente fria por aí apareceu primeiro em Canal Rural.