Via Últimas notícias – Monitor do Mercado
As vendas do varejo subiram 0,4% em outubro na comparação com setembro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima da mediana das previsões de -0,25%, coletadas pelo Termômetro Safras.
Na comparação com outubro de 2023, o aumento foi de 6,5%, também superando as projeções, que apontavam para um avanço de 4,7%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 5%, enquanto nos últimos 12 meses o índice alcançou 4,4%.
Destaques no varejo ampliado
No comércio varejista ampliado, que inclui categorias como veículos, motos, material de construção e atacado de alimentos e bebidas, o volume de vendas subiu 0,9% em outubro na comparação mensal, com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, o aumento foi de 8,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A média móvel trimestral do varejo ampliado avançou 0,8%, indicando recuperação consistente do setor. No acumulado do ano, o crescimento é de 4,9%, com alta de 4,3% nos últimos 12 meses.
Setores em destaque
Entre os setores analisados no varejo restrito, seis das oito categorias registraram crescimento mensal:
Móveis e eletrodomésticos: +7,5%
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação: +2,7%
Tecidos, vestuário e calçados: +1,7%
Combustíveis e lubrificantes: +1,3%
Hiper e supermercados: +0,3%
Livros, jornais e papelaria: +0,3%
Por outro lado, os segmentos de artigos farmacêuticos (-1,1%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,5%) registraram queda.
No varejo ampliado, as vendas de veículos e motos, partes e peças cresceram 8,1%, enquanto o material de construção avançou 0,7%.
Comparação anual
Na base anual, sete dos oito setores do varejo restrito registraram alta. Os destaques foram:
Artigos farmacêuticos, médicos e perfumaria: +16,1%
Móveis e eletrodomésticos: +9,9%
Tecidos, vestuário e calçados: +7,9%
No varejo ampliado, o segmento de veículos e motos teve um expressivo crescimento de 27,4%, seguido pelo material de construção, com alta de 12,2%.
*Com informações do Grupo CMA
O post Vendas no varejo crescem 0,4% em outubro, superando previsões apareceu primeiro em Monitor do Mercado.